Itamaracá é uma ilha histórica. A origem do seu nome é indígena que significa “pedra que canta”. A Ilha de Itamaracá está localizada no litoral norte de Pernambuco, a 47 Km de Recife. Possui praias de águas calmas e cristalinas, uma das orlas mais freqüentadas do estado de Pernambuco. O acesso pode ser através da BR-101 norte até Igarassu, onde se segue pela PE-35 até a ilha.
Buscada: procissão marítima com embarcações coloridas que conduz a imagem da padroeira até a Igreja de Nossa Senhora do Pilar.
Passas de caju: doce típico da ilha, sem conservante. A melhor época para saborear as passas é entre os meses de setembro e fevereiro, na safra do caju. O doce pode ser comprado nas casas de doceiras ou à beira da estrada para Itamaracá.
Igreja de Nossa Senhora do Pilar:
Estilo barroco, construída em 1894. Está localizada na Praça Papa João XXIII.
Forte Orange:
Construído pelos holandeses em 1651 e reconstruído pelos portugueses em 1654, possui museus com peças arqueológicos e lojas de artesanato. Localizada na Estrada do Forte, Km5.
Ilhota Coroa do Avião:
Banco de areia com vegetação e bares. Serve de base de pesquisa de aves migratórias. O acesso deve ser realizado de lancha ou jangadas partindo da Praia do Forte Orange. Está localizada entre a Ilha de Itamaracá e o Canal de Santa Cruz.
Vila Velha:
Foi fundada em 1540 pelos portugueses. Como ponto turístico, possui a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1627 e ruínas da Igreja do Rosário dos Pretos.
Centro de visitação do Peixe-Boi Marinho (Ibama):
É um centro de visitação, que possui viveiros de peixes-boi marinho, com exposição de vídeos e painéis explicativos. Está localizado na Estrada do Forte, Km 5.
Piscinas naturais próximas ao forte Orange;
Pedra do Anel e do Jacaré, localizadas na praia do Forno da Cal;
Trilha dos holandeses, próximo ao Forte Orange;
Antigos engenhos, localizados na entrada da Ilha;
Ciranda da Lia em Jaguaribe;
Carnaval em diversos locais da ilha.